23/03/2021

CACHOEIRA DA IMPERATRIZ E CASCATA DO ENGENHO - HORTO

 Cruzamos a estrada Dona Castorina que liga o Alto da Boa Vista ao Jardim Botânico no Rio de Janeiro, para conhecer mais um incrível recanto da Floresta da Tijuca. Você já deve ter visto outros vídeos com chegada a essa cachoeira pelo Solar da Imperatriz que está fechado por conta da pandemia. Sendo assim a melhor forma de chegar até ela é pela Dona Castorina. As placas da trilha Transcarioca estão a cerca de 30 minutos da guarita do Parque Nacional da Tijuca na altura do Horto, e as pegadas indicativas estão por todo o trajeto!
A trilha será a descida dos sonhos até a cachoeira tornando-se o amargo pesadelo na volta.

Mas depois de uma boa ducha a gente tira isso de letra! O trajeto leva no máximo 30 minutos e o primeiro sinal de que você está no local certo é o represamento do Rio Macacos bem antigo e com registro da época do império para abertura e fechamento de comportas.
Obviamente ele não funciona mais e foi deixado ali para que você possa conhecer um pouco da história do Brasil colonial.
Cinquenta metros, rio abaixo está a Cachoeira da Imperatriz, que tem esse nome pois de fato está localizada nas antigas terras da Fazenda dos Macacos, adquiridas em 1829 por Dona Amélia Napoleona de Leuchtemberg, segunda imperatriz do Brasil.
O edifício principal da fazenda se tornou a Escola Nacional de Botânica Tropical, a primeira do tipo na América do Sul, conhecido hoje em dia como Solar da Imperatriz.
Tudo isso é muito bonito e inspirador, mas eu quero é ducha! Vamos testar a agua geladinha de um dia nublado no Rio.
A entrada na pedra molhada e bem polida requer atenção para evitar escorregões e torções.
Uma vez dominada da pra sentar debaixo da ducha!
Vamos saindo de fininho de volta até o represamento do Rio Macacos, para cruzar o rio e subir mais um pouco até a Cascata do Engenho.
Eu quero é ducha! Chegamos a esse lugar paradisíaco com jeitão de wild paradise, digno de um filme de Hollywood!
Em tempos modernos vou usar a frase: Se é pra molhar! Molhei!
Estar nesse local cercado da beleza da Mata Atlântica naquela que é uma das maiores e mais belas florestas urbanas do mundo completamente isolado de tudo e de todos, dá pra transcender ou não dá! Medita e vai..

Nenhum comentário:

Postar um comentário